Notícias

06/7/2016 - Wilson Sons Ultratug Offshore recebe PSV 5.000 e aguarda outras duas embarcações até fim do ano

A Wilson Sons Ultratug Offshore recebeu na última sexta-feira (1º) o primeiro PSV 5.000. A embarcação de suprimento a plataformas, construída no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (SP) e batizada como Larus, possui contrato com a Petrobras e foi encomendada na sexta rodada do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam). De acordo com a companhia, serão incorporadas à frota até o fim de 2016: uma embarcação com especificações semelhantes às do PSV Larus, a ser entregue pela Wilson Sons Estaleiros, e um PSV 3.500, que será entregue pelo estaleiro Poet, de Cingapura.



O PSV Larus é a 20ª embarcação da Wilson Sons Ultratug, joint venture entre a Wilson Sons e a chilena Ultramar. A frota totaliza 18 PSVs em contrato com a Petrobras e outros dois disponíveis para novos projetos no Brasil. Larus tem 85,25 metros de comprimento, 19 metros de boca, calado de 6,30 metros, além de 5.000 toneladas de porte bruto. Inicialmente, a sexta rodada do Prorefam pedia PSVs 4.500. No entanto, o diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado, explicou que a empresa se antecipou às tendências do mercado e encomendou embarcações maiores e mais potentes.



Larus possui um guindaste sobre trilhos (tipo pórtico) instalado sobre o cargo rail da embarcação, que permite uma melhor otimização do uso da área de convés com a arrumação das cargas. A embarcação conta com tecnologia e projeto de engenharia Damen e financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), concedido por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



O diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza, destacou a entrega da embarcação dentro do prazo estipulado. “Esse é um importante diferencial do nosso trabalho. Além da nossa capacidade técnica, temos um histórico de entregas muito bom, um diferencial relevante no nosso mercado”, disse o executivo.


Fonte: Portos e Navios