| Wilson Sons Rebocadores 
Notícias

04/3/2019 - Wilson Sons comemora novo recorde em segurança

A Wilson Sons, que reúne oito empresas e mais de 4 mil colaboradores, iniciou o ano de 2019 contabilizando diversas conquistas na área de segurança, o que consolida a excelência do Grupo no setor. Em fevereiro, a empresa alcançou novo recorde de homens–horas trabalhadas (HHT) sem acidentes com afastamento em todas as suas unidades, superando a marca anterior de 5.224.154 HHT, alcançada em novembro de 2017. O Grupo está há mais de cinco meses sem registrar eventos desse tipo.

“Desde 2010, o índice de acidentes com afastamento reduziu 95%. Esse desempenho expressivo só é possível graças ao esforço e a determinação da força de trabalho. São vários negócios, alguns com operações bem complexas. Hoje segurança é um valor compartilhado por todos e entendido como estratégico pelas lideranças”, destaca João David Santos, gerente Corporativo de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Sustentabilidade da Wilson Sons.

Em 2018, a média de acidentes para cada hora trabalhada ficou em 0,37 (o equivalente a uma ocorrência a cada dois meses e meio), valor abaixo do índice de 0,50, que é o referencial para desempenho de classe mundial em segurança, de acordo com a metodologia Du Pont. Outro destaque do ano passado foi a queda na taxa de acidentes com afastamento. A Wilson Sons apresentou redução de 18% em relação ao ano anterior, resultado acima da meta, já que a redução foi significativa em 2017 e chegou a 35%.

“Desde 2011, a Wilson Sons investiu em segurança por meio do Programa WS+, presente em todos os seus negócios e, desde então, os avanços têm sido significativos. A cada ano, passamos por um ciclo de melhoria e amadurecimento, aprimorando processos e ferramentas. Estabelecemos metas e premiações, o que tem se confirmado como uma estratégia de sucesso. Hoje a aderência dos negócios do Grupo ao programa de segurança está acima de 90%”, explica o gerente.

João David ressalta ainda o investimento feito em treinamentos. No ano passado, foram aproximadamente 400 mil HHT de cursos e workshops sobre práticas e ferramentas em segurança para a força de trabalho. O Programa WS+ foi criado com o objetivo de desenvolver uma cultura de segurança, com base no reconhecimento das responsabilidades de cada colaborador, disciplina no cumprimento das regras, conceito de dono, engajamento das lideranças e administração dos desvios.

Em 2016, foi lançado o Prêmio WS+ para reconhecer os negócios que atingem a marca de 2 milhões HHT sem acidentes com afastamento. As oito empresas do Grupo – Tecon Rio Grande, Tecon Salvador, Brasco, Wilson Sons Rebocadores, Wilson Sons Estaleiros, Wilson Sons Ultratug Offshore, Wilson Sons Logística e Wilson Sons Agência – já foram premiadas.


Fonte: Truck Brasil