Tecon Rio Grande

Tecon Rio Grande

Localizado a 320 km da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS), o Tecon Rio Grande foi o primeiro terminal de contêineres privatizado do Brasil, através de uma licitação pública em 1997. Atendendo as principais linhas marítimas que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais, o terminal possui 735.000 m² de área total, 900 m de cais linear (com três berços), e calado de 12,8 m (42 pés). São 2.800 tomadas para contêineres refrigerados, 20.000 m² de armazém, e 1,4 milhão de TEU de capacidade anual de movimentação. Os equipamentos são de última geração, incluindo nove guindastes de cais STS (Ship-to-Shore), 22 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry), bem como o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários.

Em outubro de 2016, o Grupo Wilson Sons iniciou a operação do Contesc, terminal de navegação interior localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). Atualmente, o Contesc possui quatro escalas semanais, conectando o norte e nordeste do estado diretamente ao Porto do Rio Grande.

O Tecon Rio Grande faz parte do Grupo Wilson Sons, o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil. Com mais de 180 anos de história, ofere soluções completas para diversas indústrias, como óleo e gás e comércio exterior.

POSICIONAMENTO GEOGRÁFICO
O Tecon faz parte do complexo portuário denominado Superporto do Rio Grande, que, num raio de 500 milhas marítimas (de Buenos Aires a Paranaguá), é o ponto geográfico central que oferece a maior profundidade para os navios operarem, 47 pés e é o porto de mar mais meridional do Brasil, localizado a margem oeste do canal do Rio Grande, sendo este escoadouro natural de toda a bacia hidrográfica da Lagoa dos Patos. Esses fatores o credenciam a se tornar o terminal de contêineres mais eficiente do Mercosul.

ACESSOS:
Rodoviário: pavimentação asfaltada, conservação boa, acesso todo o ano (distância de 320km até Porto Alegre).
Ferroviário: bitola métrica, conservação boa, acesso todo o ano.
Marítimo: barra (profundidade 14,5m). Fluvial: através do Rio Guaíba.
Lacustre: através da Lagoa dos Patos (profundidade 6 metros).
Aeroporto: Aeroporto Gustavo Kramer (45 minutos de vôo de Rio Grande a Porto Alegre).