Tecon Salvador

Tecon Salvador

Privatizado em 2000, o Tecon Salvador está localizado na cidade de Salvador, capital da Bahia (BA), e a 50 km do Pólo Petroquímico de Camaçari, com acesso exclusivo à BR-324, principal rodovia federal que liga Salvador aos demais estados brasileiros. Atendendo as principais linhas marítimas que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais, o terminal possui 118.000 m² de área total, um cais principal de 377 metros de comprimento e 15 metros  (49 pés) de calado, outro cais secundário de 240 metros de comprimento e 12 metros (39 pés) de calado, 684 tomadas para contêineres refrigerados, 4.000 m² de armazém, e 435.000 de TEU de capacidade anual de movimentação. Os equipamentos são de última geração, incluindo seis guindastes de cais STS (Ship-to-Shore), 11 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry), bem como o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários. 

Em outubro de 2018, o Tecon Salvador iniciou a ampliação do cais principal de 377 metros para 800 metros, permitindo a atracação simultânea de dois navios super-post-Panamax. Em dezembro de 2018, a Companhia assinou um contrato de financiamento de US$67,9 milhões, denominado em reais, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (“BNDES”), para a primeira fase da expansão. Esse investimento reflete o compromisso da Companhia com a melhoria contínua da produtividade e eficiência operacional.

O terminal de contêineres integra a estrutura da Wilson Sons, a maior operadora integrada de logística portuária e marítima do Brasil. Com mais de 180 anos de história, oferece soluções completas para diversas indústrias, como óleo e gás e comércio exterior.