SMS

SMS

A gestão em Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (SMS) é destaque estratégico no Tecon Salvador. Todos os programas da área são baseados na Política Integrada, Mapa Estratégico e suas respectivas diretrizes. A redução dos riscos operacionais e a melhoria contínua nos aspectos de saúde, segurança e meio ambiente permitiram que o Tecon Salvador conquistasse as certificações internacionais ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Saúde e Segurança Ocupacional).
 
Segurança

Para garantir a segurança dos trabalhadores, visitantes e terceiros, o Tecon Salvador adota diversas estratégias com o objetivo de promover continuamente a identificação de riscos e as medidas de prevenção necessárias para uma operação segura. Conheça abaixo algumas delas:

Programa WS+
O WS+ é uma ferramenta de gestão em que são realizadas auditorias periódicas pela DuPont, empresa referência em gestão de segurança, com o objetivo de aferir a aderência prática dos procedimentos internos de segurança, de forma imparcial, contribuindo para a melhoria contínua da gestão.

Circuito SMS
Com o propósito de resgatar valores esquecidos pela rotina diária, o Circuito SMS é uma semana voltada à divulgação, orientação e promoção da prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes de trabalho quanto a doenças ocupacionais e conscientização ambiental.

Meio ambiente

Captação de água da chuva
Para reduzir o impacto ambiental do consumo de água, existem dentro do Terminal pontos de captação de água da chuva, que após o tratamento adequado, é utilizada para dar suporte à demanda diária das atividades da organização. Devido ao seu padrão de potabilidade após esse tratamento, a água é direcionada, inclusive, para os bebedouros, sem riscos para o consumo humano. 

Estação de Tratamento de Efluentes
Os efluentes gerados pelas lavagens de máquinas e equipamentos são transferidos para uma estação de tratamento que separar a água do óleo. Após essa separação, o efluente é tratado quimicamente e volta para ser utilizado novamente na lavagem de outros equipamentos, reduzindo assim o consumo de recursos naturais. Essa prática rendeu ao Tecon Salvador o 1º lugar no Prêmio Marítimo das Américas do ano de 2018, na categoria Operações Verdes em Portos e Terminais.