| Tecon Salvador 
Notícias

12/12/2016 - Tecon Salvador realiza estudo para expansão do terminal baiano

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador) realizou um estudo nas instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), no Rio de Janeiro, simulando a operação de aproximação, atracação e desatracação de navios com comprimento de 334 e 366 metros.



O estudo é uma contribuição para a continuidade do projeto de expansão do terminal baiano, que busca seguir a tendência mundial de atender a navios maiores. Um dos ganhos dessa análise foi identificar a necessidade de readequação da geometria do canal e da realocação das áreas de fundeio.



Esse estudo é uma das etapas a serem cumpridas para que o Tecon Salvador obtenha autorização para receber navios desse porte e, inclusive, consiga operá-los simultaneamente. Sob coordenação do próprio INPH, a análise contou com a participação do Tecon Salvador, da Codeba, da Capitania dos Portos e Diretoria de Portos e Costa (DPC) e da Praticagem de Salvador.



O comando dos navios ficou a cargo dos práticos, enquanto a operação dos rebocadores foi executada pelo comandante Josélio Teófilo Paixão, da filial Salvador da Wilson Sons Rebocadores, com o acompanhamento dos demais participantes. (A Tarde)

 


Fonte: Bahia Economica